Quem sou eu
- Jorge Panzera
- Ex-presidente nacional da UJS, era Secretário de Esportes do Pará e é atual dirigente do PCdoB e pai coruja da Clarice.
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Café da Manhã reúne pré-candidatos do Pará
Assim como o Brasil goleou o Chile no jogo de segunda-feira com o placar de 3 a 0. A secretaria de organização do PCdoB no Pará deu uma grande goleada ao promover na manhã desta terça-feira (29) um grande café da manhã para os pré candidatos a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa. O encontro coordenado pelo presidente do Partido, Érico Albuquerque ocorreu na sede da instituição, em Belém, e conseguiu reunir dezenas de pré candidatos da capital e do interior do Pará.
De Belém,
Isa Arnour
Durante o evento, o vice presidente do Partido, Jorge Panzera, que é o único candidato a deputado federal do PCdoB no Pará, destacou aos camaradas a importância do cenário politico ser favorável nacionalmente e no Estado. “O momento é favorável, na última pesquisa Dilma ultrapassou Serra pela primeira vez. Mas, cenário não define eleição, o que determina eleição é campanha, precisamos está na rua com o povo”, ressaltou.
Segundo Jorge Panzera, o PCdoB no Pará faz parte de um conjunto de forças políticas dentro de um programa “Acelera Pará”. “Os ventos sopram a nosso favor. E, nós do PCdoB temos vela. Somos construtores do projeto de Lula”, destacou. Os esforços da secretaria de organização para informar os pré-candidatos dos procedimentos para registro de candidatura também foi lembrado pelo vice presidente do Partido.
O secretário de organização, Aroldo Carneiro, disse que a secretaria está de plantão a disposição dos camaradas para esclarecer e orientar sobre os prazos e documentos a serem retirados para registro de candidatura. “Faremos todos os esforços para eliminar qualquer pendência de documentação dos candidatos”, disse o secretário.
Ao final do café da manhã, Jorge Panzera enfatizou a importância de todos os camaradas providenciarem solucionar qualquer problema que houver com relação ao registro de candidatura. “Temos até o dia 05 de julho para sanar as questões de documentação, a partir do dia 06 de julho colocamos o bloco na rua rumo a conquista, para que em 17 de agosto, quando iniciarmos a propaganda eleitoral na televisão e no rádio estejamos prontos para a grande vitória”, frisou.
Isa Arnour
terça-feira, 29 de junho de 2010
SPU entrega mais de 5 mil títulos de propriedade em Belém
A Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e o Governo do Estado do Pará entregaram na manhã deste domingo (27), cerca de 5 mil títulos de propriedade para concessão de uso especial de moradia aos moradores de diversos bairros de Belém. O evento ocorreu no centro da cidade, na praça da república e reuniu centenas de pessoas que buscavam regularizar sua área de moradia.
Segundo Lélio Costa, superintendente regional da SPU, somente em Belém existe cerca de 100 mil imóveis situados em terrenos da União. “Estamos fazendo um trabalho grande, 10 mil títulos já entregues, e hoje estamos entregando mais de 5 mil. Continuaremos nesta árdua tarefa, de levar a segurança da posse aos moradores, que com isso podem ter infra-estrutura, acesso ao crédito de financiamento e as políticas públicas”, destacou.
O vice presidente do PCdoB, Jorge Panzera que esteve na ação ressaltou para os presentes a luta que o Partido sempre teve em defesa dos direitos do povo. “Essa entrega representa a continuidade do trabalho iniciado por Neuton Miranda”, disse.
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Centenas de camaradas na convenção do PCdoB-Pa
As instalações do Clube Paysandu ficaram pequenas para o grande número de camaradas que vieram de todo os cantos do Estado Pará para a grande Convenção Estadual Eleitoral do PCdoB, na manhã deste sábado (26), em Belém. A abertura dos trabalhos foi realizada pelo presidente do Partido no Pará, Érico Albuquerque que ressaltou a importância do evento como um momento de confraternização. “Uma grande largada para nossa vitória”, destacou.
Em seguida os membros da secretaria política, de organização, formação e comunicação do Partido compuseram a mesa de abertura. Além também da presença de Socorro Gomes, ex-deputada federal, que representou a direção nacional do PCdoB no evento. Após a aprovação do regimento da Convenção Eleitoral do Partido, a camarada Socorro Gomes fez uma explanação dos avanços do governo Lula.
“Sem democracia é muito difícil a participação dos trabalhadores e o governo Lula foi caracterizado pelo diálogo com os trabalhadores. Avançamos internamente com uma política externa diferente ampliando nossas relações com outros países. Uma política solidária, que vai além da integração econômica. E, Dilma Roussef integra este processo e tem história, o povo quer a continuidade deste processo de mudanças, para nós comunistas não é apenas um continuísmo, é um processo de continuação com avanços”, frisou.
Socorro também destacou a potencialidade das riquezas brasileiras. “Temos que derrotar as oligarquias financeiras, as riquezas de nosso país devem vir para os trabalhadores. A questão da democracia tem sido levantada por nosso partido, precisamos ter mais democracia. Precisamos de reforma democrática, dos meios de comunicação, também de reforma urbana, dando moradia digna aos trabalhadores. Avançarmos ainda na defesa dos direitos sociais, no combate ao preconceito para garantir os direitos humanos das minorias. As propostas das questões da Amazônia devem ser discutidas por brasileiros, temos consciência, temos que defender nossa soberania”, conclamou.
Segundo a dirigente nacional do PCdoB, o Partido combate o projeto entreguista de Serra que ataca tudo que têm cheiro de povo, tudo que lembra democracia. “Temos do nosso lado o projeto de Lula, porém precisamos avançar mais com Dilma, um projeto que busque ampliar a democracia caminhando para o socialismo”, disse.
No Brasil, o partido pleiteia eleger mais de 20 deputados federais, e os comunistas paraenses pretendem contribuir com essa luta, lançando um candidato a câmara federal, o companheiro Jorge Panzera. “O nosso candidato é jovem e desperta em nós o espírito Cabano”, disse Socorro fazendo uma alusão a Revolução da Cabanagem, ocorrido no Pará, no século XIX.
Os informes políticos da Convenção Eleitoral foram dados pelo presidente Érico Albuquerque, “Nossa convenção homenageia Neuton Miranda, que faleceu em 20 de fevereiro deste ano, o primeiro evento sem ele, depois de 28 anos, que demonstra a capacidade de resistência do nosso Partido, firme no objetivo de uma sociedade socialista”, ressaltou.
O presidente do PCdoB-Pará lembrou aos camaradas que: “O PCdoB têm lado, e estamos do lado de Lula, apóia a reeleição de Ana Júlia no Pará”, disse.
PCdoB consolida projeto eleitoral
Durante a Convenção Estadual Eleitoral, o Partido aprovou o nome de Jorge Panzera como único candidato do partido a Câmara Federal.
Jorge Panzera atualmente é vice presidente do Partido, e ex-secretário de esporte e lazer do Pará, a sua historia de vida e militância confunde-se com a historia do partido. Filho de Marco Panzera e Eneida Guimarães, Jorge nasceu no sertão nordestino quando seus pais eram perseguidos pela ditadura militar brasileira.
Segundo Érico Albuquerque, o nome de Jorge Panzera representa o novo. “Jorge participou do Fora Collor, somou com as lutas pela meia passagem, assumiu com competência a função da subchefia da Casa Civil, possui o perfil da juventude, tem a seu favor os feitos das políticas revolucionárias do PCdoB”, disse.
Na Convenção também foi aprovada a chapa para candidatos a deputados estaduais, com 64 nomes de diversos municípios paraenses. Vários comunistas foram às lágrimas com a exibição de um filme que contou a história de luta do partido no Pará, citando João Amazonas, Henrique Santiago, Paulo Fonteles e outros grandes lutadores do povo.
A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT) compareceu ao final da Convenção que consolidou o apoio do partido. “Lembro que comecei minha militância ao lado do companheiro Érico Albuquerque, nossa relação com o PCdoB já vem de longas datas, agradeço o apoio do partido e podem contar comigo”, destacou.
O candidato do PT ao senado, Paulo Rocha também esteve no evento, e ainda, o presidente estadual do PT, João Batista, o candidato a vice governador na chapa de Ana Júlia, o Anivaldo Vale (PR), e também o deputado estadual, Cássio Andrade (PSB) que reafirmaram a aliança com o PCdoB no Pará.
PCdoB aprova resolução política
A Convenção Eleitoral Estadual do Partido Comunista do Brasil – PcdoB, no Estado do Pará, realizada no dia 26 de junho de 2010, aprova a seguinte Resolução Política para as Eleições 2010:
1. Apoio à eleição de Dilma Rousseff à presidência da República, candidata do Partido dos trabalhadores – PT, para dar continuidade com avanços ao Projeto Nacional de desenvolvimento iniciado com o governo Lula;
2. Apoio à reeleição da companheira Ana Júlia Carepa, pré-candidata do Partido dos trabalhadores – PT à governadora do Estado para manter o Pará no rumo do desenvolvimento com inclusão social, geração de emprego e distribuição de renda;
3. Apoio à eleição do companheiro Paulo Rocha, pré-candidato do Partido dos Trabalhadores ao Senado Federal;
4. Eleição do camarada Jorge Panzera, como único candidato a deputado federal pelo PCdoB;
5. Eleição de uma bancada do PCdoB à Assembleia Legislativa do Estado, em chapa própria para deputado estadual;
6. Delegação de poderes à Comissão Política do Comitê Estadual para deliberar sobre possíveis alterações e pendências.
De Belém;
Isa Arnour
PCdoB no Pará reúne com pleno estadual
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB-PA) reuniu nesta quinta-feira (24) com a direção plena do partido, no encontro ocorrido em Belém, foi debatido o projeto eleitoral do partido e a resolução política que deve ser apresentada no próximo sábado (26) durante a Convenção Estadual “Neuton Miranda”.
Érico Albuquerque, presidente do PCdoB-PA fez uma abordagem geral da panorâmica política do Partido no Brasil e no Estado. “Vamos colocar a chapa própria para ser votada e aprovada na grande Convenção Estadual”, destacou. Outro ponto, abordado pelo secretário de organização do partido, Aroldo Carneiro foi à necessidade do partido em garantir a participação do gênero feminino nas eleições, refletindo na composição da chapa de federal e estadual no mínimo de 30% .
De Belém;
Érico Albuquerque, presidente do PCdoB-PA fez uma abordagem geral da panorâmica política do Partido no Brasil e no Estado. “Vamos colocar a chapa própria para ser votada e aprovada na grande Convenção Estadual”, destacou. Outro ponto, abordado pelo secretário de organização do partido, Aroldo Carneiro foi à necessidade do partido em garantir a participação do gênero feminino nas eleições, refletindo na composição da chapa de federal e estadual no mínimo de 30% .
O secretário de organização também fez um balanço das Convenções Eleitorais nos municípios, onde cerca de 60 comitês municipais fizeram reuniões preparatórias para Convenção Estadual. “Tivemos um saldo positivo, com quase 3 mil reunidos na base. A construção da chapa própria para candidatos a deputados estaduais e federal têm deixado os camaradas entusiasmados colocando os seus nomes a disposição do partido”, frisou Aroldo Carneiro.
De acordo com a previsão da secretaria de organização o PCdoB no Pará deve lançar cerca de 70 candidatos a deputados estaduais e Jorge Panzera como o único candidato a deputado federal. “Nunca tivemos uma campanha federal que deverá contar com apoio de todos esses candidatos estaduais”, lembrou Panzera.
Comunistas preparam convenção vitoriosa
Com o slogan “Avançar nas mudanças construir a vitória do povo” está tudo pronto para a Convenção Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Pará que acontece neste sábado (26), em Belém, onde oficializa a decisão política a cerca das eleições 2010. No ato, o PCdoB deve referendar o apoio nacional a candidatura de Dilma para presidente, e no Pará, a releição de Ana Júlia , e a eleição de Paulo Rocha ao senado.
Segundo o secretário de comunicação do partido, Moisés Alves, existe a expectativa de reunir mais de 700 pessoas entre delegados e convidados de todos os municípios paraenses em que o partido está organizado. Além de contar com a presença da ex-deputada federal, Socorro Gomes, membro do comitê central do PCdoB.
A Convenção Eleitoral dos comunistas no Pará, traz o nome “Convenção Neuton Miranda” em homenagem ao camarada que dedicou sua vida ao partido e que faleceu em fevereiro deste ano. O PCdoB vai lançar chapa própria para deputado estadual, cerca de 70 nomes, e o nome do ex-secretário estadual de esporte, Jorge Panzera para deputado federal.
“Iremos referendar a decisão do diretório nacional de apoio a candidatura de Dilma Roussef, pela continuidade aos avanços que vem sendo construído pelo presidente Lula, ao mesmo tempo reafirmar a necessidade da construção de um projeto de desenvolvimento nacional. E, no Pará o apoio a Ana Júlia no sentido de manter o Estado no rumo do desenvolvimento com inclusão social e geração de emprego e renda”, ressalva o secretário de comunicação.
De Belém;
Isa Arnour
Documentos da Guerrilha do Araguaia vem à tona
O camarada Paulo Fonteles Filho, ouvidor do Grupo de Trabalho que representa a Comissão da Verdade entregou na segunda-feira (21) ao governo do Pará 41 documentos que foram produzidos sobre pessoas e instituições vigiadas, torturadas, mortas e desaparecidas durante o período da Ditadura Militar. Esses documentos são fichas de investigação, relatórios e outros registros feitos no final da década de 60 até 1987 e que estavam sob a guarda do Serviço de Inteligência da Aeronáutica (Cisa). O município de Xambioá no Mato Grosso, e os municípios paraense de São Geraldo do Araguaia, Palestina e Brejo Grande do Araguaia, recebem no final deste mês uma equipe de geólogos, antropólogos, arqueólogos, médicos legistas que acompanhados por equipes da Policia Federal e do Exército recomeçam as escavações em busca de ossadas dos desaparecidos na Guerrilha do Araguaia. Dos 150 desparecidos pelas mãos e força da ditadura militar brasileira, 80 pessoas, como Lúcio Petit da Silva e Jaime Petit da Silva que participaram da Guerrilha do Araguaia continuam desaparecidos.
A fundo nos documentos
Dentre os documentos estão relatórios sobre a resistência dos guerrilheiros do Araguaia, as atividades do clero, que incluem além das freiras, o padre Ricardo Rezende, Dom Pedro Casaldáglia, até Dom Luciano Mendes de Almeida e Dom Paulo Evaristo Arns, chamados de “esquerda clerical”.
A atuação do PCdoB está descrita nos papeis, destaque para o advogado Paulo Fonteles, Roberto Martins, Marcos Panzera, Hecília Veiga, Ademir Andrade e Padre Ricardo Rezende. Porém, não há nenhum documento que trate sobre prisão, tortura ou morte durante a Guerrilha do Araguaia.
Por se tratar do arquivo mais terrível sobre a vida politica no Pará, toda esta documentação pode ajudar na criação de um seção estadual da Comissão da Verdade, que habilitaria a região Norte entrar no programa “Memórias Reveladas” que investiga a ditadura militar no Brasil com financiamento do BNDES e da Petrobras.
De Belém;
Isa Arnour
Com fonte do jornal “O Liberal”, de 21/06/2010.
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Lula, Ana Júlia e Panzera em Altamira
Na manhã desta terça-feira (22) milhares de pessoas estiveram presentes do ato de apoio a construção de Usina Hidrelétrica de Belo Monte. O evento que ocorreu nas instalações do Estádio Municipal de Altamira contou com a participação do presidente, Lula, da governadora do Pará, Ana Júlia e do vice-presidente do PCdoB no Pará, Jorge Panzera.
Durante seu discurso o presidente Lula destacou que os brasileiros devem cuidar das decisões sobre a Usina Hidrelétrica de Belo Monte e dos assuntos internos do Brasil, e não pessoas que venham de fora opinar nas questões do país. “Devem se preocupar com o petróleo que está vazando nos Estados Unidos”, disse Lula. O presidente também destacou que a Belo Monte vai gerar energia para a siderúrgica de Marabá, Alba, e ainda trazer muitos empregos para no Pará.
A governadora Ana Júlia anunciou o reinicio das obras para o asfaltamento da rodovia Transamazônica. Segundo ela, o Ministro dos Transportes informou que ainda neste verão amazônico vai ser concluído o asfaltamento da rodovia que foi aberta na década de 70 pelo governo militar.
terça-feira, 22 de junho de 2010
500 Comunistas na seção municipal de Ipixuna do Pará
A secretaria de organização estadual do PCdoB-PA participou da seção municipal da convenção eleitoral de Ipixuna do Pará, município situado a 250 km da capital paraense, que reuniu mais de 500 camaradas no prédio da Ação Municipal.
O município de Ipixuna do Pará conta atualmente com 16 mil eleitores, e possui uma economia baseada na agricultura, sobretudo familiar, e na pecuária. A seção municipal reuniu além dos companheiros, camaradas, filiados, militantes, amigos do PCdoB, as lideranças ipixunenses de diversos partidos.
Destaque para a participação da vereadora Lene (PCdoB), o vereador Irmão Carlos do PT, além do Vereador Presidente da Câmara Municipal, os camaradas que ficaram na suplência de vereador pelo PCdoB, respectivamente Cacau, Pires, Silvia, Zezinho, Edimilson, e os camaradas do movimento social que estão no governo local, na direção de escolas, e em Secretarias.
Prestigiaram este ato também lideranças religiosas, empresários, e muitas lideranças de associações, e de outros municípios da região, tais como: São Domingos do Capim, Aurora do Pará, Mãe do rio e Paragominas. O clima da convenção foi de muita festa, tendo sido apresentado 2 vídeos relatando todo o trabalho do PCdoB e do Marcos Almeida a frente da Secretaria de Meio Ambiente, numa condução que protagonizou grandes avanços nesta área no município.
Ao final, foi aprovado por todos os comunistas ipixunenses, a indicação do nome do camarada Marcos Almeida a pré-candidato a deputado estadual na Convenção eleitoral estadual do PCdoB, como também a organização da campanha do pré-candidato a deputado federal do PCdoB, Jorge Panzera, e da reeleição da Governadora Ana Júlia, e da Dilma Roussef a presidente.
Também aprovaram a eleição da delegação comunista ipixunense a Convenção estadual eleitoral no próximo sábado (26), em Belém.
De Ipixuna do Pará;
Aroldo Carneiro
O município de Ipixuna do Pará conta atualmente com 16 mil eleitores, e possui uma economia baseada na agricultura, sobretudo familiar, e na pecuária. A seção municipal reuniu além dos companheiros, camaradas, filiados, militantes, amigos do PCdoB, as lideranças ipixunenses de diversos partidos.
Prestigiaram este ato também lideranças religiosas, empresários, e muitas lideranças de associações, e de outros municípios da região, tais como: São Domingos do Capim, Aurora do Pará, Mãe do rio e Paragominas. O clima da convenção foi de muita festa, tendo sido apresentado 2 vídeos relatando todo o trabalho do PCdoB e do Marcos Almeida a frente da Secretaria de Meio Ambiente, numa condução que protagonizou grandes avanços nesta área no município.
Durante o discurso, o camarada Marcos Almeida, destacou a ousadia do PCdoB-PA nestas eleições, de construir uma chapa própria, e de manter uma identidade viva, de construção de lideranças que vem do povo, que conhecem os problemas do povo, e que em momento nenhum abandona as lutas do povo.
Também aprovaram a eleição da delegação comunista ipixunense a Convenção estadual eleitoral no próximo sábado (26), em Belém.
De Ipixuna do Pará;
Aroldo Carneiro
Evento reúne comunistas em Belém
Os camaradas do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Pará consolidaram na manhã deste sábado (19) um evento vitorioso da seção municipal da convenção eleitoral rumo à convenção eleitoral estadual que acontecerá no próximo sábado (26), em Belém. Segundo, Marcos Panzera (Neco), secretário de organização municipal, neste encontro foi retirado 24 delegados que irão pode votar na convenção eleitoral estadual.
“Tivemos um passo importante para o processo eleitoral, um ensaio para a grande luta”, disse Neco Panzera, no evento onde reuniu dezenas de pessoas que lotaram o auditório da Cosanpa, no bairro de São Braz, que puderam debater o documento apresentado pela comissão política estadual do partido.
O presidente do PCdoB no Pará, Érico Albuquerque destacou os avanços do partido que deve lançar candidatos próprios para a Câmara Federal e Assembléia Legislativa. “Os ventos sopram ao nosso favor. O clima é para quem luta em defesa do povo, vamos eleger Dilma para presidente e Ana Júlia para o governo estadual. Vamos avançar”, conclamou o presidente.
A expansão do partido e a presença no cenário político do Pará foram destacadas pelo vice presidente do PCdoB no Pará, o camarada Jorge Panzera. “Nosso partido tem o nome escrito com as balas do Araguaia. Temos história neste estado, como a luta pela meia passagem, a moradia, a luta pelos direitos humanos, e coordenamos a maior regularização fundiária já vista neste Estado”, ressaltou.
Durante os discursos todos os participantes deixaram explicito que o PCdoB é um projeto político de ficha limpa, não está envolvido em mensalão, e nem em nenhum tipo de corrupção. Ao término, todos os camaradas foram convocados para participarem da Convenção Eleitoral Estadual no sábado (26), a partir das 9 horas, na sede do Clube Paysandu, na Avenida Nazaré, na capital paraense.
De Belém;
Isa Arnour
SPU e Governo do Pará entregam títulos em Belém
“Poder retornar na comunidade das Malvinas para entrega de títulos é impossível não lembrar de Neuton Miranda”, comenta Jorge Panzera, vice presidente do PCdoB no Pará, ao relembrar do camarada (falecido em fevereiro) que muito contribui para os avanços da regularização de terras no Pará. A entrega de 200 títulos de concessão de uso especial para moradia aos residentes da comunidade que está localizada no bairro da sacramenta, em Belém, ocorreu nesta quinta-feira (17).
Segundo Panzera o esforço da parceria entre a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e o Governo do Estado do Pará iniciou nesta comunidade. “A primeira entrega de concessão foi realizada aqui pelo Neuton Miranda no final do ano passado ”, contou.
O atual superintendente da SPU, Lélio Costa enfatizou que o processo de regularização fundiária em Belém iniciou na Comunidade das Malvinas. No evento, estiveram presentes também a deputada estadual, Regina Barata, o secretário estadual de educação, Luiz Cavalcante, e os vereadores Marquinho e Adalberto Aguiar (ambos do PT).
Na oportunidade, a governadora do Pará, Ana Júlia também inaugurou a Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Professora Esther Bandeira, e os moradores comemoram os avanços trazidos à comunidade.
De Belém;
Isa Arnour
quarta-feira, 16 de junho de 2010
23 anos sem Paulo Fonteles
A história prova que o camarada Paulo Cesar Fonteles de Lima foi um revolucionário que lutou até seu último minuto de vida pela reforma agrária e pelo socialismo. Ex-deputado estadual e advogado de posseiros no sul do Pará, Paulo Fonteles, que nasceu em Belém, no dia 11 de fevereiro de 1949, foi covardemente assassinado no dia 11 de junho de 1987 pelos grandes latifundiários.
No último dia 11 de junho, completou 23 anos do assassinato deste mártir da terra. “Até hoje os mandantes do assassinato de Paulo Fonteles não foram levados a julgamento e, como centenas de casos de pistolagem perpetradas pelo latifundiário seu crime permanece impune o que revela o caráter do judiciário paraense”, declarou Paulo Fonteles Filho, no artigo “Outros documentos - Paulo Fonteles, mártir de luta pela terra”, publicado no site: fmauriciograbois.org.br
O presidente do PCdoB no Pará, Érico Albuquerque escreveu no dia 19 de agosto de 1987, o verso abaixo, em homenagem ao camarada e amigo que foi Paulo Fonteles.
CANTO
Por Érico de Albuquerque Leal
Levante-se a manhã
Tão alta tão bela
Desnuda a estrada
Das vestes da noite
Que marcharemos ao sol
Vã ilusão de bala
Que roubou-nos a flor
Que nos secou os olhos
Que nos regou o ódio
Haverá sempre um rio a correr
Nunca um rio de lamentos
Há o corpo da terra untado em sangue
Como noiva, triste e nua
Cativa de mil fuzis.
Há que libertar a terra
Enquanto a manhã se levanta
E o poeta ainda sangra.
No último dia 11 de junho, completou 23 anos do assassinato deste mártir da terra. “Até hoje os mandantes do assassinato de Paulo Fonteles não foram levados a julgamento e, como centenas de casos de pistolagem perpetradas pelo latifundiário seu crime permanece impune o que revela o caráter do judiciário paraense”, declarou Paulo Fonteles Filho, no artigo “Outros documentos - Paulo Fonteles, mártir de luta pela terra”, publicado no site: fmauriciograbois.org.br
O presidente do PCdoB no Pará, Érico Albuquerque escreveu no dia 19 de agosto de 1987, o verso abaixo, em homenagem ao camarada e amigo que foi Paulo Fonteles.
CANTO
Por Érico de Albuquerque Leal
Levante-se a manhã
Tão alta tão bela
Desnuda a estrada
Das vestes da noite
Que marcharemos ao sol
Vã ilusão de bala
Que roubou-nos a flor
Que nos secou os olhos
Que nos regou o ódio
Haverá sempre um rio a correr
Nunca um rio de lamentos
Há o corpo da terra untado em sangue
Como noiva, triste e nua
Cativa de mil fuzis.
Há que libertar a terra
Enquanto a manhã se levanta
E o poeta ainda sangra.
segunda-feira, 14 de junho de 2010
PCdoB realiza convenções municipais no sul do Pará
As convenções municipais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB-Pará) têm movimentado a região sul do Pará. Na sexta-feira passada (11), o dirigente do partido, Jorge Panzera, chegou ao município de São Félix do Xingu para participar das convenções do partido naquela região.
A Câmara Municipal de São Félix do Xingu foi o local escolhido para a convenção que reuniu cerca de 40 pessoas, e contou com a participação dos vereadores Palito (PCdoB), Faustino (PMDB) e outras lideranças. O camarada, Antônio Lima, presidente do PCdoB em São Felix do Xingu coordenou os trabalhados no sábado (12).
Já no domingo (13), foi à vez do município de Tucumã realizar a convenção partidária que teve mais de 60 pessoas na platéia. O presidente do partido em Tucumã, Pelé, que também é presidente do sindicato local dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, organizou o evento.
Ainda neste dia, segundo Jorge Panzera ainda teve a convenção em Ourilândia do Norte, presidida por Andrelino Trindade, presidente do partido que conseguiu reunir 30 camaradas. Em seguida, os camaradas do município de Água Azul do Norte, através do professor Gilmar, presidente do partido, receberam o dirigente estadual para uma conversa sobre a conjuntura política.
As convenções continuaram no domingo (13) nos municípios de Xinguara e Rio Maria. Em Xinguara, o presidente do partido, Luisinho conseguiu reunir 30 camaradas. A convenção em Rio Maria agregou 40 seguidores da proposta do socialismo defendida pelo PCdoB, organizada pelo presidente do partido, Wesley e a camarada Luzia Canutto, contou com a presença dos ex-vereadores do PCdoB naquele município, Orlando Canutto e Wanderley Milhomem que prestigiaram a convenção.
Os camaradas Cleber Rezende e Edvard Farias da direção estadual do partido também participaram de todas as convenções no sul do Pará acompanhando Jorge Panzera.
De Belém,
Isa Arnour
A Câmara Municipal de São Félix do Xingu foi o local escolhido para a convenção que reuniu cerca de 40 pessoas, e contou com a participação dos vereadores Palito (PCdoB), Faustino (PMDB) e outras lideranças. O camarada, Antônio Lima, presidente do PCdoB em São Felix do Xingu coordenou os trabalhados no sábado (12).
Já no domingo (13), foi à vez do município de Tucumã realizar a convenção partidária que teve mais de 60 pessoas na platéia. O presidente do partido em Tucumã, Pelé, que também é presidente do sindicato local dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, organizou o evento.
Ainda neste dia, segundo Jorge Panzera ainda teve a convenção em Ourilândia do Norte, presidida por Andrelino Trindade, presidente do partido que conseguiu reunir 30 camaradas. Em seguida, os camaradas do município de Água Azul do Norte, através do professor Gilmar, presidente do partido, receberam o dirigente estadual para uma conversa sobre a conjuntura política.
As convenções continuaram no domingo (13) nos municípios de Xinguara e Rio Maria. Em Xinguara, o presidente do partido, Luisinho conseguiu reunir 30 camaradas. A convenção em Rio Maria agregou 40 seguidores da proposta do socialismo defendida pelo PCdoB, organizada pelo presidente do partido, Wesley e a camarada Luzia Canutto, contou com a presença dos ex-vereadores do PCdoB naquele município, Orlando Canutto e Wanderley Milhomem que prestigiaram a convenção.
Os camaradas Cleber Rezende e Edvard Farias da direção estadual do partido também participaram de todas as convenções no sul do Pará acompanhando Jorge Panzera.
De Belém,
Isa Arnour
UJS Pará têm novo presidente
Durante o segundo dia do 12º Congresso da UJS/PA (União da Juventude Socialista no Pará), ocorrido no domingo (13), nas dependências da Universidade Estadual do Pará, em Belém, foi anunciado o nome do novo presidente do UJS-Pará, o camarada Henos Silva, que ressaltou a UJS como um norte na construção do socialismo.
De Belém, Isa Arnour.
Rodrigo Moraes que deixou o cargo por causa da idade disse que aprendeu muito mais sobre o socialismo na UJS do que nas universidades que cursou. “Após 12 anos nós estamos encerrando um ciclo contra o neoliberalismo e as privatizações. Vivemos um momento que precisamos propor já que temos um governo avançado, cobrando e incentivando as transformações neste país, este vai ser o maior desafio para o novo presidente e a juventude socialista”, destacou.
Na sua despedida emocionante, Rodrigo frisou aos jovens que: “Revolucionário é aquele que ajuda o outro. Aquele que se indigna com as injustiças do mundo, e, para combater essas injustiças, o instrumento mais importante da juventude brasileira é a UJS”. Para as dezenas de jovens participantes, o congresso foi um momento de aprendizado, uma vez que durante os dois dias (12 e 13/06) teve debate sobre a Conjuntura Nacional, e dois grupos de trabalhos com os temas: Educação, e outro, Trabalho e Cultura.
Alguns jovens não mediram esforços para participar deste momento de construção, como os amigos Mauricio Xavier e Diego da Silva que viajaram por cerca de 20 horas de ônibus, sem ar condicionado, numa estrada esburacada, do município de Altamira, região sudoeste do Pará até a capital.
“Valeu a pena todo esforço, é a primeira vez que participo de um congresso da UJS, estou gostando das discussões que levarei para meu município e não quero mais parar de participar”, contou Mauricio Xavier que já se prepara para ir na próxima semana ao Congresso Nacional da UJS, que acontece do dia 17 a 20 de junho, em Salvador, na Bahia, que além de Mauricio terá mais 49 delegados do Pará.
Henos Silva, Ewerton Rosa (Raioflai), Karen Klic, Fausto Neto, Pedro Fonteles, Daniela Castilho, Priscila Saboia, Ozinaldo Freitas, Clayton Costa, Marcela Nogueira, Danilo Ramalho, Girlane Lourenço, Mauricio Xavier, Edevandro David, Marinaldo Gomes, Adailton Costa, Anderson Henrique, Karina (Salvaterra), Carol (Marabá), Marcos Duarte, Danilo Jorge (Chocolate), Plínio (Santa Izabel), Carlos Pastorzinho, Thiago (Ctb), Zenaldo Costa.
De Belém, Isa Arnour.
Belém sedia congresso estadual da UJS
Na tarde ensolarada do último sábado (12) muitos jovens aproveitaram para comemorar o Dia dos Namorados. Mas, outro grupo de jovens, com visão socialista aproveitou para celebrar o 12º Congresso da UJS/PA (União da Juventude Socialista no Pará), que ocorreu no auditório da Universidade Estadual do Pará, em Belém.
O presidente da UJS-Pará, Rodrigo Moraes conduziu os trabalhos chamando para compor a mesa de abertura, representantes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), União brasileira de estudantes secundaristas (Ubes), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (Ctb), União Nacional dos Estudantes (Une), Anpg (Associação alunos de mestrados e doutorados), Central Única dos trabalhadores (Cut) e o presidente do PCdoB-Pará, camarada Érico Albuquerque.
No seu discurso, Érico Albuquerque destacou a preocupação com o grande número de jovens desempregados e a necessidade de políticas para esta questão. “A UJS é um entidade forte que existe há 25 anos, temos atualmente mais de 50 milhões de jovens no Brasil que estão desempregados, o número de jovens sem emprego e três vezes maior que o número de adultos, isso precisa mudar”, enfatizou.
O presidente do PCdoB também destacou os avanços conquistados pelo governo de Lula para o Brasil, e o governo de Ana Júlia para o estado do Pará. “Não aceitamos que aqueles que promoveram a Chacina de Eldorado dos Carajás voltem ao poder e nem uma terceira via (referindo-se o pré-candidato ao governo estadual lançado pelo PMDB – O atual presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Domingos Juvenil), a via é Ana Júlia que representa os ribeirinhos, os trabalhadores e o povo do Pará. Precisamos avançar neste país, com Lula, e neste estado com Ana Júlia”, destacou para a juventude.
De Belém,
Isa Arnour
Seminário Eleitoral 2010 destaca identificação biométrica
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Pará participou do Seminário Eleitoral 2010 promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) nos dias 10 e 11 de junho, no auditório do Banco da Amazônia, em Belém. Durante as palestras destinadas para dirigentes partidários, advogados, servidores do TRE, juízes, estudantes e demais publico, foram debatidos temas vinculados ao processo eleitoral 2010.
Dentre os temas debatidos, os destaques ficam por conta do Registro de Candidatura, Direito Processual Eleitoral, Prestação de Contas, Arrecadação de recursos na campanha eleitoral, e O uso de identificação biométrica. De acordo com Clayton Ataíde, secretario de Tecnologia da Informação do TRE-PA o processo de votação nas próximas eleições serão muito seguro.
Na palestra com o tema “O uso da Identificação Biométrica no Processo Eleitoral - Novas Tecnologias”, o Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino afirmou que a tecnologia no processo eleitoral aponta para mais celeridade e segurança na votação e apuração dos votos nas eleições brasileira.
Segundo Giuseppe Janino, em 14 anos de voto eletrônico através do uso de urna eletrônica indica uma maturidade em segurança. “É inviável a fraude no sistema do processo eleitoral do Brasil. Em novembro do ano passado realizamos um teste para provar a segurança dos programas da eleição, onde 38 peritos em informática, inclusive peritos da Policia Federal se inscreveram para que durante quatro dias tentarem violar o sistema do TSE, e ao final do teste, nenhum dos participantes conseguiu violar o sistema”, contou o secretário.
Identificação biométrica deve ser implantada até 2017
O Tribunal Superior Eleitoral revelou que até o ano de 2017 deve ter cadastrado 100% do eleitorado brasileiro no sistema de biometria, o que vai oferecer uma segurança ainda maior no processo eleitoral, eliminando as interferências humanas na condução da verificação documental na hora de votar. Giuseppe Janino disse que: “A identificação biométrica cadastra a foto do eleitor, reconhecimento da face, impressões digitais. E, se algum eleitor possuir alguma excepcionalidade, como não ter um dedo ou um braço, isso já representa uma identificação biométrica que personifica uma pessoa, o que evita fraude eleitoral”, ressaltou.
A identificação biométrica vai viabilizar a emissão do cartão RIC que aproveita os serviços que o chip poderá proporcionar. Isso significa que, todos os dados do eleitor em um só cartão que no futuro deverá ser utilizado como identificação única através do Registro de Identidade Civil. “Vai melhorar o processo de identificação do eleitor e sanear o cadastro eleitoral”, disse o secretário Janino.
A análise subjetiva do mesário é eliminada com a intervenção biométrica, o que ocasiona mais segurança, uma vez que o software faz a análise de identificação do eleitor. Outro fator de segurança utilizado pelo TSE é o desligamento da rede do tribunal da internet nas 24 horas antes das eleições. Janino frisou que nas últimas eleições o sistema do TSE sofreu 200 mil ataques de hackers por minuto.
João Bosco Maia lança quatro livros
O escritor paraense João Bosco Maia relança nesta sexta-feira (11) quatro romances (Olhai por nós, Memórias quase póstumas de um ex-torturador, As cartas anônimas de Robledo e o folhetim das Sánchez). Os relançamentos acontecem a partir das 19 horas, aproveitando a inauguração da Loja de Artesanato Da Tribu, situada atrás da Igreja do Santuário de Fátima, na Rua Antonio Barreto, em Belém (PA).
Câmara Municipal de Belém homenageia Neuton Miranda
O presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), no Pará, Érico Albuquerque recebeu das mãos de Walter Arbage, vereador e presidente da Câmara Municipal de Belém, o diploma e medalha “Brasão D´Armas de Belém” que agraciou o camarada Neuton Miranda, falecido em 20 de fevereiro deste ano.
O evento que reuniu diversas autoridades e personalidades de Belém ocorreu nesta quinta-feira (10), no auditório da Câmara. A homenagem a Neuton Miranda destacou comprovadamente os serviços prestados por ele em beneficio da sociedade, especialmente a Belém do Grão do Pará, de acordo com a resolução nº 12 de 12 de maio de 1971.
Érico Albuquerque presidente do partido em que Neuton Miranda atuou por mais de quatro décadas e amigo destacou que a homenagem é um reconhecimento ao trabalho do camarada que faleceu na labuta.
“É o reconhecimento pela visão do camarada que lutou a vida inteira pelo socialismo, atuou no movimento político e social com muita determinação”, disse emocionado Érico Albuquerque. O vereador Walter Arbage ressaltou que mesmo em partidos diferentes, sempre admirou o homenageado e tinha em comum com ele, o socialismo.
De Belém;
Isa Arnour
quinta-feira, 10 de junho de 2010
PCdoB têm novo endereço no Pará
A sede do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Pará está funcionando em novo endereço. Desde o dia 07 de junho a entidade mudou a sede do partido para...
Avenida Conselheiro Furtado, nº 2275 – Bairro: Cremação, em Belém.
O telefone também mudou para (91) 3259-6659.
Avenida Conselheiro Furtado, nº 2275 – Bairro: Cremação, em Belém.
O telefone também mudou para (91) 3259-6659.
Mulheres discutem participação política
O auditório da Ordem dos Advogados (OAB) no Pará ficou pequeno para o grupo de mulheres que debateram a participação do gênero feminino nas próximas eleições. O I Seminário Estadual das Mulheres no Espaço de Poder e Decisão ocorreu nesta quarta-feira (09), em Belém, e teve como uma das palestrantes, a secretária de Formação do PCdoB, Eneida Guimarães.
A explanação de Eneida foi uma verdadeira aula da história sobre as conquistas das mulheres, passando pelos temas como: O voto feminino e o caso brasileiro; e A mulher e a democracia. Outro ponto muito debatido foi à questão da cota de participação política, onde as mulheres que participaram do evento destacaram como sendo uma política de discriminação positiva.
“Temos que ver a mulher como cidadã que têm suas necessidades de saúde, educação, participação na política e outras. Estamos num país progressista em desenvolvimento, devemos buscar o equilíbrio da participação para alcançarmos novos vôos”, destacou Eneida.
A secretária do Movimento de Mulheres do PCdoB, Maíra Nogueira disse em sua participação que as mulheres precisam está cada vez mais unidas para alcançarem suas conquistas. “Precisamos ter filiação partidária para aumento da nossa luta”, frisou.
O evento foi uma promoção do Conselho Estadual da Mulher, teve o apoio da OAB-Pará e da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica do Pará. E, contou com a participação de Maria Liege Rocha, do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos que proferiu a palestra “Mulheres e Democracia”.
De Belém,
Isa Arnour
A explanação de Eneida foi uma verdadeira aula da história sobre as conquistas das mulheres, passando pelos temas como: O voto feminino e o caso brasileiro; e A mulher e a democracia. Outro ponto muito debatido foi à questão da cota de participação política, onde as mulheres que participaram do evento destacaram como sendo uma política de discriminação positiva.
“Temos que ver a mulher como cidadã que têm suas necessidades de saúde, educação, participação na política e outras. Estamos num país progressista em desenvolvimento, devemos buscar o equilíbrio da participação para alcançarmos novos vôos”, destacou Eneida.
A secretária do Movimento de Mulheres do PCdoB, Maíra Nogueira disse em sua participação que as mulheres precisam está cada vez mais unidas para alcançarem suas conquistas. “Precisamos ter filiação partidária para aumento da nossa luta”, frisou.
O evento foi uma promoção do Conselho Estadual da Mulher, teve o apoio da OAB-Pará e da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica do Pará. E, contou com a participação de Maria Liege Rocha, do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos que proferiu a palestra “Mulheres e Democracia”.
De Belém,
Isa Arnour
terça-feira, 8 de junho de 2010
Governadora anuncia investimentos no esporte
Por Isa Arnour
Durante o intervalo do jogo de domingo passado (06) entre o Paysandu e o Águia, no estádio do Mangueirão, em Belém, a governadora do Pará, Ana Júlia anunciou o investimento de R$ 20 milhões na área de esportes até o ano de 2014. Na entrevista concedida a TV Cultura, a governadora também destacou a importância do esporte como elemento de integração e a construção de mais 60 quadras esportivas no Estado.
“O futebol está sendo resgatado, temos diversos projetos vitoriosos, como o Bolsa Talento”, frisou a governadora. Questionada a cerca dos concursos públicos no Estado, ela ressaltou que o prazo de todos os concursos será prorrogado. “A folha de pagamento da Secretaria de Educação quando iniciamos o governo era de 30 milhões, atualmente esta folha ultrapassa R$ 80 milhões”, destacou.
A expectativa do governo estadual é gerar nos próximos anos cerca de 120 mil novos empregos através dos investimentos do PAC II (Programa de Aceleração do Crescimento) que deve ter em investimentos a soma de R$ 109 milhões das iniciativas públicas e privadas.
Durante o intervalo do jogo de domingo passado (06) entre o Paysandu e o Águia, no estádio do Mangueirão, em Belém, a governadora do Pará, Ana Júlia anunciou o investimento de R$ 20 milhões na área de esportes até o ano de 2014. Na entrevista concedida a TV Cultura, a governadora também destacou a importância do esporte como elemento de integração e a construção de mais 60 quadras esportivas no Estado.
“O futebol está sendo resgatado, temos diversos projetos vitoriosos, como o Bolsa Talento”, frisou a governadora. Questionada a cerca dos concursos públicos no Estado, ela ressaltou que o prazo de todos os concursos será prorrogado. “A folha de pagamento da Secretaria de Educação quando iniciamos o governo era de 30 milhões, atualmente esta folha ultrapassa R$ 80 milhões”, destacou.
A expectativa do governo estadual é gerar nos próximos anos cerca de 120 mil novos empregos através dos investimentos do PAC II (Programa de Aceleração do Crescimento) que deve ter em investimentos a soma de R$ 109 milhões das iniciativas públicas e privadas.
Conferência Nacional de Esportes representa avanços
Por Isa Arnour
O Congresso Nacional dos Esportes ocorrido nos dias 05 e 06 de junho, em Brasília, reuniu mais de 220 mil participantes de todo país e cerca de mil delegados estiveram neste evento que representou um marco para as conquistas dos esporte. Esses avanços foram destacados na entrevista que o ex-secretário de esporte e lazer do Pará, Jorge Panzera concedeu na noite desta segunda-feira (07), ao programa “A Turma do Bate Papo”, da Rádio Clube, em Belém.
Interrogado pelo apresentador do programa, radialista Paulo Sérgio Pinto, Panzera destacou o Plano Decenal de Esporte e Lazer, que são 10 pontos de trabalho em 10 anos para projetar o Brasil entre os dez mais. “Tivemos aprovação do Sistema Público de Esporte, onde todas as cidades com mais de 20 mil habitantes devem criar secretarias ou órgãos de esporte para incentivar a prática esportiva, e ainda, que as cidades implantem em parceria com o Ministério dos Esportes, o programa segundo tempo”, frisou.
Segundo Panzera o avanço que mais mereceu destaque neste evento, foi o envio de uma Emenda Constitucional ao Congresso Nacional, que garante o percentual de 2% do orçamento da União seja destinado a investimentos no esporte, bem como 1,5% do orçamento estadual e municipal. “Isso representa que a política do esporte não dependerá de cada governante, mas sim, de uma lei que garante um mínimo de investimentos na área de esporte, assim como já acontece com a educação e com a saúde. E, acreditamos nesta política do esporte educacional, como fator de inclusão social”, ressaltou.
O Congresso Nacional dos Esportes ocorrido nos dias 05 e 06 de junho, em Brasília, reuniu mais de 220 mil participantes de todo país e cerca de mil delegados estiveram neste evento que representou um marco para as conquistas dos esporte. Esses avanços foram destacados na entrevista que o ex-secretário de esporte e lazer do Pará, Jorge Panzera concedeu na noite desta segunda-feira (07), ao programa “A Turma do Bate Papo”, da Rádio Clube, em Belém.
Interrogado pelo apresentador do programa, radialista Paulo Sérgio Pinto, Panzera destacou o Plano Decenal de Esporte e Lazer, que são 10 pontos de trabalho em 10 anos para projetar o Brasil entre os dez mais. “Tivemos aprovação do Sistema Público de Esporte, onde todas as cidades com mais de 20 mil habitantes devem criar secretarias ou órgãos de esporte para incentivar a prática esportiva, e ainda, que as cidades implantem em parceria com o Ministério dos Esportes, o programa segundo tempo”, frisou.
Segundo Panzera o avanço que mais mereceu destaque neste evento, foi o envio de uma Emenda Constitucional ao Congresso Nacional, que garante o percentual de 2% do orçamento da União seja destinado a investimentos no esporte, bem como 1,5% do orçamento estadual e municipal. “Isso representa que a política do esporte não dependerá de cada governante, mas sim, de uma lei que garante um mínimo de investimentos na área de esporte, assim como já acontece com a educação e com a saúde. E, acreditamos nesta política do esporte educacional, como fator de inclusão social”, ressaltou.
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Jorge Panzera é Convidado para entregar medalhas a campeões
O Ex titular da Secretaria de Esporte e Lazer, Jorge Panzera, esteve na tarde de hoje (6), no Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, para assistir a final do Campeonato Paraense 2010. Disputaram o título o clube do Águia de Marabá e o atual campeão Paysandu. No primeiro tempo, o time do Águia mostrava total controle nas jogadas, mas aos 25 minutos, Marquinho marcou o primeiro para o tome bicolor. O Águia no finalzinho dos primeiros 45 minutos, conseguiu empatar com um gol de Ari.
No segundo tempo, o Paysandu voltou mais forte com seguidas alterações, uma delas foi a entrada de Zé Augusto para fortalecer o ataque do time. Na mudança o Paysandu fez mais dois gols, de Leandro Camilo e Zé Augusto, respectivamente. Com o placar, o Paysandu é pela quadragésima quarta vez, o campeão paraense. Jorge Panzera, que também é um torcedor bicolor, e sempre teve um bom relacionamento com os profissionais esportivos, assim como com as torcidas, foi convidado para entregar as medalhas aos jogadores. Estiveram no pódio também, o atual secretário de esportes, Leandro Schilipake, e o vice presidente da Federação Paraense de Futebol, José Angelo.
Aproveitando a sua ida ao estádio, Jorge Panzera participou das gravações do programa Esporte Rauland, com apresentação de Paulo Fernando. Na gravação, Panzera falou da importância de grupos do interior que estão em momento de ascenção. " O esporte amador vive um momento muito importante. A realização das olimpiadas no Brasil em 2016 vai chamar a atenção para várias modalidades esportivas que ainda não tem uma atenção merecida. Acredito que o Pará fará um trabalho maior do financiamento do trabalho amador", finalizou.
No segundo tempo, o Paysandu voltou mais forte com seguidas alterações, uma delas foi a entrada de Zé Augusto para fortalecer o ataque do time. Na mudança o Paysandu fez mais dois gols, de Leandro Camilo e Zé Augusto, respectivamente. Com o placar, o Paysandu é pela quadragésima quarta vez, o campeão paraense. Jorge Panzera, que também é um torcedor bicolor, e sempre teve um bom relacionamento com os profissionais esportivos, assim como com as torcidas, foi convidado para entregar as medalhas aos jogadores. Estiveram no pódio também, o atual secretário de esportes, Leandro Schilipake, e o vice presidente da Federação Paraense de Futebol, José Angelo.
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Será que o papão vai ganhar?
O jogo no próximo domingo do Paysandu e Águia estava na boca da galera que participou do torneio esportivo organizado pelo camarada Orlando Santos. O torneio aconteceu nesta quinta-feira (03), no feriado de Corpus Christi, em dia privilegiado de muito sol que brilhava nas águas da piscina do Clube Esportivo da Estacon, localizado na rodovia 40 horas, em Ananindeua.
De acordo com o Orlando no clube tinha mais de mil pessoas curtindo o som do Lambaba do Jurunas. No torneio, que reuniu mais de 18 times de homens e também de mulheres não houve perdedores. O mais engraçado é que todo mundo me dizia que havia ganhado o jogo, logo deduzi que neste jogo não houve nenhum perdedor, mas como disse um camarada presente, os perdedores não ficaram para a festa, foram logo embora, será?
E, no domingo quem vai vencer? Vai dar papão ou águia? O Orlando como bom torcedor do Paysandu aposta no papão, é claro! Bem, logo mais não teremos mais esta terrível dúvida.
De acordo com o Orlando no clube tinha mais de mil pessoas curtindo o som do Lambaba do Jurunas. No torneio, que reuniu mais de 18 times de homens e também de mulheres não houve perdedores. O mais engraçado é que todo mundo me dizia que havia ganhado o jogo, logo deduzi que neste jogo não houve nenhum perdedor, mas como disse um camarada presente, os perdedores não ficaram para a festa, foram logo embora, será?
E, no domingo quem vai vencer? Vai dar papão ou águia? O Orlando como bom torcedor do Paysandu aposta no papão, é claro! Bem, logo mais não teremos mais esta terrível dúvida.
Sayonara agita festa dos Bancários
A banda Sayonara, uma das mais requisitadas e tradicionais de Belém, agitou na última quarta-feira (02) os participantes da festa em comemoração a posse da nova diretoria do Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá.
A festa contou com a participação de toda a nova diretoria do sindicato, diversos bancários da categoria, representantes de sindicatos de bancários de outros estados, lideranças sindicais de outras categorias e lideranças políticas do estado do Pará.
terça-feira, 1 de junho de 2010
Esporte Rauland Rola a Bola
Assista nesta quarta-feira (02) às 12h15 ao programa Esporte Rauland no canal 14. O grande apresentador, literalmente grande pela altura (mas não só), Paulo Fernando, o famoso Bad Boy vai comandar o programa onde a bola rola com opiniões quentíssimas sobre o esporte no Pará. Na pauta da entrevista, falaremos do jogão do próximo domingo, Papão e Águia. Eu vou estar lá. Não perca!
Na Rádio Clube
Inteligente, irreverente, surpreendente e, sobretudo original sobre o cotidiano do esporte paraense. Essa é a definição do programa a turma do bate papo da Rádio Clube do Pará, que teve na noite desta terça-feira (31) a presença de Jorge Panzera entre os convidados.
O assunto repercutido não poderia ser outro: Paysandu x Águia e o jogo no Mangueirão no próximo domingo (6) . Quando indagado sobre as últimas da Seel Panzera falou sobre o apoio do governo do Estado ao Parazão "'Temos certeza de que a final, que será disputada no Mangueirão, será o coroamento deste trabalho conjunto, valorizando cada vez mais o Campeonato Paraense, verdadeiro patrimônio de nosso estado" afirmou . Falou também sobre a Conferência Nacional de Esporte que vai levar 50 delegados do Estado do Pará para Brasilia de 3 à 6 de junho.
Programa
Os convidados do programa se reúnem em um bar da cidade todas as segundas, para tratar de assuntos principalmente sobre futebol no estado. Tendo à frente o apresentador Paulo Sérgio Pinto, que além de apresentar e comentar passa a ser ouvinte, pois durante o bate papo, comentaristas , como Ronaldo Porto e Abelardo Abelha tem opinião sobre tudo e todos e se deixar, o papo cai na madrugada.
Por Michele Muniz
Regularização para os ribeirinhos de Belém
A reunião com as lideranças das ilhas do entorno de Belém trouxe uma grande expectativa de desenvolvimento a população ribeirinha. O encontro ocorrido nesta segunda-feira (31) foi coordenado pela camarada Leila Márcia, e agregou vários homens e mulheres que buscam melhorar a qualidade de vida e trazer crescimento aos moradores das Ilhas do Pará.
Destaquei para os presentes a importância do cenário político, nas próximas eleições teremos que decidir em apoiar a continuidade do governo Lula e Ana Julia, contra a política do neoliberalismo liderada pelos tucanos de José Serra e companhia. Atualmente, apenas 35% das pessoas vivem na área urbana de Belém, precisamos construir políticas que venham atender os 65% da população que vive na área rural nas ilhas no entorno da nossa cidade das Mangueiras.
O presidente da Cooperativa dos Barqueiros de Belém, Edson Nascimento e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais das Ilhas de Belém, Pedro Ferreira, destacaram o trabalho que a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) vem fazendo na regularização fundiária. “A partir do documento desta regularização temos o desenvolvimento das ilhas, sem isso fica difícil viver. Uma pessoa para fazer uma consulta médica nos postos de saúde da capital precisa de um comprovante de residência, sem a regularização não teríamos como ter este documento tão importante”, disse Pedro Ferreira.
A camarada Leila Márcia resumiu que o encontrou serviu para tirar um grupo de trabalho que irá fazer discussões e planejar um calendário para as entregas de centenas de documentos que a SPU já liberou. “A regularização das áreas traz melhorias de vida, habitação, saneamento e outras políticas públicas como acesso a financiamentos e ao sistema previdenciário”, ressaltou.
Destaquei para os presentes a importância do cenário político, nas próximas eleições teremos que decidir em apoiar a continuidade do governo Lula e Ana Julia, contra a política do neoliberalismo liderada pelos tucanos de José Serra e companhia. Atualmente, apenas 35% das pessoas vivem na área urbana de Belém, precisamos construir políticas que venham atender os 65% da população que vive na área rural nas ilhas no entorno da nossa cidade das Mangueiras.
O presidente da Cooperativa dos Barqueiros de Belém, Edson Nascimento e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais das Ilhas de Belém, Pedro Ferreira, destacaram o trabalho que a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) vem fazendo na regularização fundiária. “A partir do documento desta regularização temos o desenvolvimento das ilhas, sem isso fica difícil viver. Uma pessoa para fazer uma consulta médica nos postos de saúde da capital precisa de um comprovante de residência, sem a regularização não teríamos como ter este documento tão importante”, disse Pedro Ferreira.
A camarada Leila Márcia resumiu que o encontrou serviu para tirar um grupo de trabalho que irá fazer discussões e planejar um calendário para as entregas de centenas de documentos que a SPU já liberou. “A regularização das áreas traz melhorias de vida, habitação, saneamento e outras políticas públicas como acesso a financiamentos e ao sistema previdenciário”, ressaltou.
Assinar:
Postagens (Atom)
Olho Sempre
Blog Archive
-
▼
2010
(84)
-
▼
junho
(28)
- Café da Manhã reúne pré-candidatos do Pará
- SPU entrega mais de 5 mil títulos de propriedade e...
- Centenas de camaradas na convenção do PCdoB-Pa
- PCdoB no Pará reúne com pleno estadual
- Documentos da Guerrilha do Araguaia vem à tona
- Lula, Ana Júlia e Panzera em Altamira
- 500 Comunistas na seção municipal de Ipixuna do Pará
- Evento reúne comunistas em Belém
- SPU e Governo do Pará entregam títulos em Belém
- 23 anos sem Paulo Fonteles
- PCdoB realiza convenções municipais no sul do Pará
- UJS Pará têm novo presidente
- Belém sedia congresso estadual da UJS
- Seminário Eleitoral 2010 destaca identificação bio...
- João Bosco Maia lança quatro livros
- Câmara Municipal de Belém homenageia Neuton Miranda
- PCdoB têm novo endereço no Pará
- Mulheres discutem participação política
- Governadora anuncia investimentos no esporte
- Conferência Nacional de Esportes representa avanços
- Jorge Panzera é Convidado para entregar medalhas a...
- Será que o papão vai ganhar?
- Sayonara agita festa dos Bancários
- Comentarista
- Esporte Rauland Rola a Bola
- Jorge comenta Parazão
- Na Rádio Clube
- Regularização para os ribeirinhos de Belém
-
▼
junho
(28)